segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Projeto: Uma nave espacial.

Objetivos:
* Reconhecer algumas das características da Terra e do espaço exterior;
* Identificar máquinas e artefatos inventados e usados pelo homem para conquistar o espaço.

Atividades:
* Conversar sobre o espaço (conhecimentos prévios, hipóteses, informações);
* Solicitar as crianças que observem o céu todas as noites em suas casas e contem o que viram no dia seguinte. Assim pode-se conversar sobre: 1) A enorme quantidade de estrelas no céu faz com que não se consiga contá-las, as estrelas não estão distribuídas uniformemente e nem todas têm o mesmo brilho e nem a mesma cor. 2) O sol só pode ser visto durante o dia, a lua geralmente é visível à noite e em certas ocasiões durante o dia, o sol, a lua e as estrelas parecem mover-se lentamente atravessando o céu, mas na realidade quem se move é a Terra.
* Descrever e fazer leituras de textos e informações que se referem ao espaço e à tecnologia aeroespacial;
* Apresentar um filme sobre as viagens espaciais e conversar sobre elas;
* Construir uma nave espacial e uma roupa de astronauta para um boneco da sala;
* Construir o sistema solar com materiais recicláveis;
* Brincar de astronautas, planejar e disponibilizar todos os materiais necessários, dramatizar a chegada do homem à lua;
* Pesquisar em sites de busca fotos do espaço, dos planetas e estrelas;
* Caso a cidade possua um planetário, realizar uma visita com as crianças neste espaço;
* Para compreender o porquê do dia e da noite, pode-se pedir que duas crianças representem a Terra e o sol. Então, pedir à Terra que gire ao redor do sol e, ao mesmo tempo, sobre si mesma, sobre seu eixo. Se possível, dar ao sol uma lanterna para que dirija sua luz a Terra. Todos poderão ver como em algumas ocasiões se iluminará o rosto e, em outras não;
* Depois de realizar a atividade anterior, instigar as crianças a pensarem sobre o que estarão fazendo as crianças que habitam o outro lado do planeta, podendo representar estas informações através de um desenho;
* Confeccionar móbiles referentes ao espaço na sala;
* Expor fotos e informações sobre o espaço na sala.

Fonte: Revista Educação Infantil: o guia da professora n.40 Setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...