terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Algumas atividades de Artes.

* Pintura com os pés: uma criança de cada vez, irá ter os próprios pés pintados por um colega e em seguida, poderá caminhar sobre um papel kraft grande e observar o carimbo dos próprios pés. Em seguida, será a vez de quem teve os pés pintados, pintar os dos amigos.

* Pintura com barbante: será entregue para cada criança uma folha de papel sulfite e um pedaço de barbante, então serão disponibilizados vários pratinhos com tinta guache diluída em cola. As crianças irão molhar os barbantes e com estes desenhar no papel.

* Receita de massa para pintura a dedo. Ingredientes: 8 colheres de trigo, 2 colheres de sal e dois litros de água. Levar ao fogo baixo mexendo constantemente até ferver e engrossar. Deixar esfriar e colorir com tinta guache, cola colorida, anilina ou outros.

* Experiências com o corpo: Estender sobre o chão um grande pedaço de papel kraft. Em seguida, todos poderão retirar seus calçados e será disponibilizada uma bacia com água, para que eles molhem os seus pés e carimbem sobre o papel, observando a marcas feitas sobre o mesmo. Quando todos já tiverem explorado bastante a brincadeira, pode-se fazer o mesmo procedimento, mas agora com a água colorida com tinta.

* Pintura com os pés: Estender no chão um grande pedaço de papel kraft, onde serão espalhadas diversas cores de tinta guache. Então, as crianças serão convidadas a andar sobre a tinta com os pés descalços, espalhando este material sobre todo o papel. Obs.: Como a tinta sobre o papel torna-se lisa, tome cuidado para que as crianças não escorreguem e caiam, faça a proposta com grupos pequenos de crianças de cada vez.

* Confecção do boneco Cabeça de Alpiste: Confeccionar o boneco “Cabeça de alpiste” usando meia fina e sementes de alpiste, sendo que cada criança irá colocar terra dentro da meia e as sementes de alpiste, poderão regar e cuidar da planta e conforme o passar dos dias irão perceber o crescimento dos “cabelos” do boneco.

* Caminhada sobre diferentes superfícies: Montar uma trilha com diferentes materiais como terra, areia, argila, serragem, pedras, folhas e outros e convidar as crianças a caminharem na trilha, percebendo as suas diferentes texturas.

* Variação da Caminhada sobre diferentes superfícies: Pode ser feita uma trilha com diferentes materiais como sacolas plásticas dobradas em nó, sacolas plásticas abertas, papel camurça, papel crepom, jornal, tecidos TNT, EVA, seda e outros.

* Pintura com Gelo colorido: Primeiramente iremos confeccionar o gelo colorido, misturando água com anilina comestível de diversas cores, sendo que esta mistura será colocada em copos pequenos para congelar, quando começarem a endurecer, será colocado um palito de picolé em cada copo para que as crianças possam manipular o gelo colorido. Quando a água estiver congelada, oportunizar este material para as crianças fazerem desenhos sobre papéis diversos. (As crianças adoram esta atividade).

* Pintura com roll-on: Utilizando embalagens vazias e limpas de desodorantes roll-on, a professora irá colocar em cada pote uma tinta guache de cor diferente, então as crianças poderão criar com este material, esfregando os potes de roll-on sobre papéis diversos.

* Pintura com têmpera: Confeccionar a têmpera de ovo, utilizando um ovo cru e anilina comestível. Está tinta produz um efeito muito bonito, com cores suaves e brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...