terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O viveiro


Objetivos:
·       Desfrutar e valorizar as diferentes manifestações da natureza;
·       Conhecer algumas características das plantas, o seu crescimento e desenvolvimento;
·       Conhecer os cuidados com as sementes e plantas e os procedimentos para o plantio;

Atividades:
·       Visita a um viveiro de plantas: percorrer os diversos espaços do lugar, observando os ambientes criados segundo a variedade de plantas;
·       Entrevistar as pessoas do local sobre as principais tarefas que ali desempenham, a organização e manutenção; perguntar também sobre os inseticidas e fertilizantes, suas aplicações e resultados;
·       Observar as características das plantas que ali se encontram, os diferentes tipos de vasos (plástico, cerâmica, madeira, xaxim, descartáveis, etc.) e os acessórios utilizados como pás, ancinhos, tesouras, rastelos, regadores e outros;
·       Escolher uma espécie que se adapte às características do Centro de educação infantil para que seja cultivada neste espaço, levando em conta suas necessidades de luz, espaço, temperatura e rega.
·       Montar uma coleção aromática de plantas desidratadas (temperos como louro, orégano, tomilho, sálvia; plantas utilizadas para fazer chá como hortelã, camomila, erva-doce, erva-cidreira, poejo, menta e outros);
·       Plantar mudas de salsinha, alface, aipo, orégano, alecrim, repolho e de várias flores;
·       FLORES: observar e comparar as flores, alisar flores comuns e colocá-las entre duas folhas de papel toalha ou guardanapo e prensá-las com o peso de vários livros. Deixar por duas semanas e depois colar sobre cartões para presentear.
·       RAÍZES: Solicitar às famílias que enviem para a escola amostras de plantinhas e matos com diferentes tipos de raízes, observar, comparar, registrar e colocá-las para crescer em potes;
·       FOLHAS: Colecionar folhas de diferentes formas e tamanhos, fazer carimbos e relevos com folhas de árvores que possuem diferentes nervuras;
·       CAULES: Juntar galhos secos das árvores e montar arvorezinhas, decorá-las e fixá-las em uma base de massinha;
·       FRUTOS: Observar frutos cortados ao meio, extrair as sementes de tomates, pimentões e frutas, deixá-las secar e colocá-las para germinar.
·       Jogo matemático: O Semeador: Providenciar para cada jogador uma forma de gelo, dados e sementes grandes. Como jogar? Cada jogador joga o dado e coloca a quantidade de sementes correspondentes em sua sementeira, vence o jogo aquele que conseguir preencher a sementeira primeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...