quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Atividades para se realizar a chamada...



  • A professora chama mostrando o crachá e falando o nome da criança.
  • Colocar os nomes no meio do círculo para que cada criança identifique e pegue o seu, sendo que irá pegar o crachá uma criança de cada vez.
  • Jogo da memória: colocar no meio do círculo para que todos observem, virá-los para baixo, uma criança por vez virará um nome se for o seu colocará no cartaz, se não, dará a vez para outro amigo até que todos coloquem seus nomes.
  • Distribuir os crachás aleatoriamente, cada criança deverá descobrir de quem é o nome que tem na mão e entregar para o amigo com um comprimento previamente estabelecido (beijo, abraço, aperto de mão).
  • Brincando de roda: fazer uma roda com as crianças e deixar os crachás expostos no meio, cantando a música: “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a....... lá do fundo do mar”, ao ouvir seu nome a criança sai da roda e pega seu crachá, coloca no cartaz e senta.
  • Ovo choco: formar um círculo, o ajudante começa pegando um crachá e cantando “tenho um nome”, o grupo responde: “de quem é?” ele coloca o nome atrás da criança correspondente que deverá tentar pegá-lo e será o próximo a colocar o nome atrás de um amigo.
  • O ajudante faz a chamada (mostrando ou lendo os nomes).
  • Chamada do silêncio: a professora apenas mostra o crachá e o dono deve pegá-lo e colocar no cartaz, sem dizer nada.
  • Esconder os nomes para que cada criança encontre o seu, se encontrar o de um amigo deve deixá-lo no lugar, se alguém não encontrar pode-se dar pistas.
  • A professora fala os nomes das crianças sem emitir som apenas articulando as palavras com a boca para que as crianças tentem descobrir fazendo leitura labial.
  • Nome oculto: a professora apresenta o crachá coberto por um envelope e vai mostrando as letras uma a uma para que as crianças através de reflexões e perguntas da professora tentem descobrir de quem é o nome (após conhecerem bem o nome de todos).
  • A professora sorteia uma letra do alfabeto, a criança cujo nome começar com aquela letra o pega e coloca no cartaz.
  • Caixa surpresa: a criança retira um crachá se for o seu coloca no cartaz se não o devolve e passa a caixa ou então pode entregar para o colega ou se pegar o nome de um colega entrega para ele.
  • Com parlendas de escolha, ex: O.................. comeu pão na casa do João, a criança citada pega o seu crachá e coloca no cartaz.
  • Pulando amarelinha: os nomes devem ser colocados no céu.
  • Corrida: os nomes devem ser deixados a certa distância, cada duas crianças devem sair de um local determinado, pegar o nome e colocar no crachá.
  • Elefante colorido: uma criança ou professora diz o nome de uma cor, quem tiver algo da cor, pega o nome e coloca no crachá.
  • Dança da cadeira: realiza-se a brincadeira normalmente, mas cada um que fica sem cadeira, sai e coloca o seu crachá no cartaz.

17 comentários:

  1. olá trabalho há três anos com educação infantil e essa é a primeira vez que visito seu blog. Adorei suas postagens são muito boas e esclarece qualquer professor iniciante. Eu, não poderia deixar de postar um comentário pois o seu blog me ajudou muito a sanar mutas dúvidas que tinha como trabalhar certos projetos com crianças tão pequenas obrigada por ajudar pessoas como eu iniciantes na carreira e que realmente buscam ralizar atividades que visam o desenvolvimento das aprendgeizans de nossas crianças s.bj

    ResponderExcluir
  2. Muito legal suas atividades,vou aplicar com os meus alunos... Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal suas atividades,vou aplicar com os meus alunos... Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  4. EU AMEI, TBM SOU INICIANTE E ESSAS ATIVIDADES ME AJUDOU MUITO, OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as atividades, eu só conhecia algumas.

    ResponderExcluir
  6. Amei as sugestões de atividades! Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Tirabslho a 10 anos no infantil com vriancs de 3 a 5anos, eu amei duas atividades. Parabéns Jaqueline

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo lindo trabalho. Amei seu blog.

    ResponderExcluir

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...