terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como trabalhar os sentimentos com as crianças pequenas?

Uma ótima sugestão são através da série de livros: "Quando me sinto..." de Trace Moroney publicado pela editora Ciranda Cultural de 2007, em que a cada livro são abordados um sentimento diferente como inveja, medo, tristeza, bondade, irritação, solidão, felicidade e amor. As imagens são lindas e traduzem como as crianças se sentem ao vivenciarem os vários sentimentos no seu cotidiano. Ao final de cada livro há uma nota para os pais com orientações.

Conforme Melbourne, psicóloga infantil relata na nota para os pais: "cada um dos livros da coleção 'Quando me sinto...' foi cuidadosamente desenvolvido para ajudar a criança a entender melhor seus sentimentos e suas emoções e, assim, ganhar maior autonomia (liberdade) em sua vida. Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangada ou assustada. Com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, a criança torna-se livre para desfrutar seu mundo, para sentir-se segura com suas habilidades e ser feliz".

Vale a pena conferir!!!

Segue abaixo as fotos das capas de cada livro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...