domingo, 10 de julho de 2011

Brincadeiras de movimento.

·        Brincando de Mestre com bexigas: Cada criança irá receber um balão, então será colocada uma música e as crianças irão imitar os movimentos do mestre.
·        Dança da bexiga: cada dupla de crianças irá receber uma bexiga e com uma música bem animada irão dançar segurando o balão apenas com o corpo sem utilizar as mãos, por exemplo, na barriga, nas costas, na cabeça.
·        Brincar de estátua com os balões.
·        Brincar de aviãozinho: Mostre a posição e peça para as crianças repetirem-na: tronco um pouco inclinado para frente, em um só pé, braços abertos, acompanhando a linha do ombro. As crianças brincam utilizando uma perna de apoio, depois trocam e apóiam a outra perna. Em duplas, uma criança de frente para a outra, de mãos dadas e pés juntos: ao sinal da professora, devem tentar pular para um lado e para o outro, sem soltar as mãos.
·        Desafio dos sacis: Durante um minuto a sala virará uma floresta repleta de Sacis Pererê. Ao sinal do apito, as crianças começam a andar como Saci pela sala sem esbarrar em ninguém. Depois, a um novo sinal do apito, vão tentar dar um pulo mais alto e cair numa perna só. Por último vão dar um pulo e se agachar.
·        Atividade de Equilíbrio: Fita crepe colada em linha reta no chão: Peça para as crianças andarem em cima da fita, de frente (na ida) e de costas (na volta). Corda colada em linha reta no chão. Repita a solicitação anterior e acrescente uma terceira tarefa, juntar os pés e pular com ambos de um lado e do outro, utilizando a corda no meio como referencial. Depois, mantenha a corda esticada no chão, dando alguns nós no meio dela. As crianças terão mais dificuldade de andar em cima dela tendo de pisar nos nós. Depois, peça que eles andam por baixo da corda e por cima da corda. Tábua de caminhar: Se possível utilize uma tábua de equilíbrio ou uma tábua feita de EVA. Repita as movimentações anteriores e acrescente caminhar lateralmente. Finalização: Peça para as crianças caminharem na tábua ou no banco com um objeto na mão (pode ser uma bexiga, pois é leve). Depois, coloque no meio da tábua um pequeno obstáculo, fazendo com que, no caminhar, a criança precise passar por cima dele sem cair. O obstáculo pode ser uma corda enrolada ou algo similar, não muito alto. Após os exercícios dirigidos, peça que as crianças equilibrem caixas de fósforo, saquinhos de feijão ou de areia, na cabeça, nos pés, na palma das mãos.
·        Brincadeira da Etiqueta: Forme duplas e espalhe as crianças pela sala. Entregue uma etiqueta adesiva para cada criança e explique as regras: quando você falar o nome de uma das partes do corpo, ela deverá colar a etiqueta no colega (na parte falada).
·        Trabalhar com bola: As crianças formam uma fila e devem passar a bola para os amigos por cima da cabeça e depois pelo meio das pernas. As crianças formam duas filas uma em frente com a outra, sendo que cada dupla irá receber uma bola e ao sinal da professora irá rolar a bola pelo chão para o amigo, primeiro com uma mão depois com a outra.
·        Movimentos em pé: Solicite que as crianças realizem giros para o lado direito e, depois, para o esquerdo. Então, repetem-nos, mas agora, de olhos fechados. Peça para as crianças andarem apoiadas nos calcanhares e depois na ponta dos pés.
·        Brincadeira do quadrado: Marque um quadrado grande no chão com fita crepe. Coloque uma música e peça para as crianças dançarem ao redor dele (do lado de fora). Quando a música parar, todas as crianças vão para dentro do quadrado. Então a brincadeira recomeça só que com um quadrado menor (a professora desmarca o primeiro quadrado e faz outro, também com fita crepe). Novamente, quando a música parar, as crianças vão para dentro do quadrado, até que as crianças precisem ajudar umas as outras para que caibam todas dentro do quadrado.
·        Corrida do Folclore: As crianças irão correr como o Saci-Pererê (corrida com um pé só), como o Curupira, (correr com os pés voltados para dentro), como o Lobisomem (correr uivando e fazendo caretas), e como o Boitatá (rastejando).

11 comentários:

  1. amei as atividades sugeridas...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito! Me ajudou em um trabalho que estou elaborando e vou até aplicar em casa com as crianças!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas de brincadeiras, estava procurando para elaboração de um trabalho e aproveitando a dica, vou aplicar em casa com a garotada!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de todos, achei bem criativo, vou utilizar a atividade de equilíbrio nos trabalhos de metodologia ed,inf. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. estas dicas são show de bola. parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Professora Maria Lucia - 23/05/2015 - Otimas atividades . Todas me servem.Parabens e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Professora Maria Lucia - 23/05/2015 - Otimas atividades . Todas me servem.Parabens e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. ótimo post, vou aplicar esse conteúdo no colegio objetivo zona norte SP

    ResponderExcluir

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...