domingo, 10 de julho de 2011

Parlendas Folclóricas

·  A casinha da vovó é coberta de cipó, o café tá demorando, com certeza não têm pó. Serão confeccionadas quatro casinhas com papel coladas na sulfite, sendo que uma terá apenas a parede, a outra a parede e o telhado, a outra a parede, o telhado e a porta e a última terá a parede, a porta, o telhado e a chaminé. Será descrita uma casa e as crianças terão que adivinhar qual é a casa que está sendo descrita. Também serão distribuídas para as crianças várias formas geométricas para montar a casinha e elas irão compor a sua própria.

·  Brincar com a parlenda: O rato roeu a roupa do rei de Roma e a Rainha raivosa rasgou o resto. Será confeccionado o ratinho da parlenda com rolo de papel higiênico e será amarrado um barbante para as crianças puxarem o ratinho.

·  Brincar com a parlenda: Lagarta pintada, quem te pintou? Foi a velha cachimbeira, que por aqui passou. No tempo de areia, fazia poeira, puxa lagarta, por essa orelha. Como se brinca: As crianças cantam a parlenda em uma roda. Na parte do “Que por aqui passou”, gesticulam com as mãos e os braços soltos na altura do ombro, como se afastassem algo. Em: “fazia poeira”, elas levantam os braços, abrindo-os. Ao dizerem: “por essa orelha”, elas pegam na orelha do colega ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...