terça-feira, 1 de março de 2011

Como lidar com as birras?


Entre os 18 meses e os 3/4 anos, quase todas as crianças passam, com menor ou maior intensidade, por momentos de birras, o que deixa frequentemente os pais irritados, e sem saber como reagir.
As birras são um sinal de crescimento e é uma característica da fase em que a criança procura afirmar-se.
Apesar de ser difícil lidar com este tipo de comportamento, eles podem tornar-se ótimas oportunidades de ajudar a criança a aprender a conviver com sentimentos como a frustração e a zanga, e a desenvolver a capacidade de autocontrole.
A tarefa dos pais é ensinar à criança outras formas de expressar as suas necessidades e a aceitar o fato de que nem sempre lhe fazem a vontade, em vez de fazer birra.
É necessário que os pais não tenham receio de dizer não, explicando a razão de o fazerem. Cabe-lhes ensinar aos filhos que as birras não os farão mudar a sua opinião, bem como que o seu amor pelo filho não se alterará.
Se mesmo assim não resultar, procure distraí-lo ou não lhe dê atenção por alguns minutos. Muitas birras terminam quando deixam de lhes dar atenção.
Após a criança controlar-se, felicite-a por ter optado pelo bom comportamento e procure falar com ela sobre alternativas de se expressar, em vez de usar birras.
Os pais têm que ser firmes e fazerem respeitar as suas regras. As crianças assim aprendem que tudo tem limites e aprendem a viver em sociedade.
Apesar disso, não pense que esta será a última birra…
FONTE: AUTOR DESCONHECIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...