domingo, 30 de outubro de 2011

Sugestão de livro para leitura...

Vygotsky atualmente é considerado um dos mais importantes psicólogos do nosso século. Seus escritos, elaborados há aproximadamente sessenta anos, ainda hoje têm o efeito do impacto, da ousadia, da fidelidade à investigação acerca de pontos obscuros e polêmicos no campo científico. Apesar do conhecimento tardio de sua obra, é com relativa rapidez que suas ideias vêm sendo disseminadas, discutidas e valorizadas. É significativa a influência e repercussão que seus postulados vêm provando na psicologia e educação, não só no Brasil como em outros países ocidentais.

A obra de Vygostky pode significar uma grande contribuição para a área da educação, na medida em que traz importantes reflexões sobre o processo de formação das características psicológicas tipicamente humanas e sobre as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Como consequência, suscita questionamentos, aponta diretrizes, instiga a formulação de alternativas no plano pedagógico e, principalmente, sugere uma reavaliação de aspectos já consagrados no campo educacional.

Vygostky: uma perspectiva histórico-cultural da educação de Teresa Cristina Rego pretende oferecer uma interpretação sobre alguns aspectos da vida e obra do autor, assim como uma reflexão de possíveis implicações de seu pensamento na educação. A intenção é possibilitar ao leitor uma análise geral e necessariamente introdutória que estimule a consulta, o estudo e o aprofundamento de teses e descobertas deste estudioso inquieto e obstinado, que dedicou sua vida ao esforço de romper, transformar e ultrapassar o estado de conhecimento e reflexão de seu tempo.

A autora Teresa Cristina Rego é professsora da graduação, licenciatura e pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e coeditora da Revista Educação e Pesquisa (FEUSP). É mestre e doutora em educação pela USP e pós- doutora pela Universidad Antónoma de Madrid. É pesquisadora do CNPQ e autora, entre outros, de Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação (Vozes, 21. ed., 2010), Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades (Vozes, 2003) e coautora de Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea (Moderna, 3. ed., 2008).

Bibliografia deste livro: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Coleção: Educação e conhecimento. Petrópolis, Vozes, 2011. 22.ed.

Este livro é maravilhoso e contribui muito para a reflexão sobre a prática pedagógica realizada nas escolas.
Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...