segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sequência de atividades sobre o elemento natural terra

        
         Objetivos de Ensino:
        Propiciar a aprendizagem sobre algumas características da terra, incentivando a busca por novas descobertas;
        Oportunizar momentos de exploração da imaginação e das brincadeiras de faz de conta;
        Contribuir para a ampliação do repertório de músicas conhecidas pela turma;

         Objetivos de Aprendizagem:
        Conhecer algumas características do elemento natural Terra;
        Pesquisar em outras fontes informações sobre o tema;
        Perceber as transformações deste elemento natural;
        Explorar as brincadeiras de faz de conta e a imaginação;
        Ampliar o repertório de músicas conhecidas.

1º Dia:
        Primeiramente, iremos questionar o grupo sobre o que eles conhecem sobre o elemento Terra, o que querem conhecer e o que precisam aprender, fazendo uma lista destas informações, sendo que o professor fará o papel de escriba.
        Em seguida, a professora irá disponibilizar diversas fontes de pesquisa, como jornais, revistas e livros. O grupo será incentivado a pesquisar nestes materiais informações sobre as suas dúvidas levantadas na roda de conversa. A professora irá lendo as informações coletadas pelo grupo, escrevendo em outro cartaz as características do elemento natural terra.

2º Dia:
        Iremos relembrar com o grupo, em uma roda de conversa, as diversas informações coletadas no dia anterior, sendo que a professora irá trazer algumas imagens sobre este elemento e outras informações para complementar a pesquisa do dia anterior.
        Em seguida, iremos propor uma brincadeira com este elemento. Será disponibilizada a terra seca, água, panelinhas e outros objetos para que as crianças explorem este elemento e brinquem de faz de conta.

3º Dia:
        Plantar com o grupo uma planta em um vaso e em outro vaso será colocado apenas terra, explicando que um dos recipientes será regado e o outro não, para percebermos a transformação da terra ao longo do tempo.
        Diariamente, iremos observar com a turma as transformações ocorridas nas plantas e na terra, realizando registros destas através de desenhos e relatos, tendo como escriba a professora.

4º Dia:
        A professora irá conversar com o dono de uma empresa que extrai barro de morros, para verificar a possibilidade de uma visita a este local.
        Durante a visita, as crianças serão incentivadas a observar as diversas cores da terra que está sendo retirada do morro. Iremos coletar um pouco de terra para utilizarmos posteriormente.

5º Dia:
        Neste dia iremos propor realizar uma atividade de modelagem com argila, que será amolecida com água.
        No término da atividade, iremos questionar o grupo sobre a dificuldade ou facilidade de explorar este material.

6º Dia:
        Neste dia, iremos realizar outra proposta de modelagem com argila, mas agora ela estará um pouco mais seca.
        Após o término da proposta, a turma será questionada novamente sobre a dificuldade ou facilidade da proposta, sendo que os comentários sobre a modelagem com argila amolecida e seca serão agrupados em uma tabela, para que as crianças possam perceber as diferenças dos estados deste elemento.

7º Dia:
        Iremos apresentar um documentário sobre a seca no Brasil, mostrando as transformações da terra sem as chuvas.
        Após a sessão de vídeo, faremos uma roda de conversa para discutirmos as informações coletadas e escrever mais dados no cartaz sobre as características do elemento natural terra.

8º Dia:
        Iremos explorar a música: Asa Branca de Luiz Gonzaga, conversando e questionando o grupo sobre as informações oferecidas por esta canção, problematizando algumas frases.

9º Dia:
        Neste dia iremos resgatar as terras coletadas na visita a um local de extração de terra. Coletivamente, misturaremos cada terra de cor diferente, com um pouco de água e o grupo será incentivado a desenhar com estas tintas naturais com pincéis sobre cartolinas. Iremos incentivar as crianças a fazerem os desenhos sobre a música Asa Branca, que foi abordada no dia anterior.
        Realizaremos uma roda de conversa, relembrando o grupo sobre o que eles já sabiam sobre o elemento natural terra, o que queriam aprender, de acordo com as informações registradas na lista no início desta sequência de atividades e o que aprenderam, sendo que podem surgir encaminhamentos para novos planejamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...