domingo, 6 de fevereiro de 2011

Música para ouvir, cantar e brincar...


Como usar a música no dia a dia:

  • Para receber as crianças: escolha canções infantis conhecidas, músicas instrumentais e regionais, possibilitando uma interação entre adultos e crianças;
  • Na hora de dormir: escolha músicas clássicas e cantigas de ninar com ritmos tranquilos, que permitam aos pequenos descansar e relaxar;
  • Nas atividades em grupo: para oferecer diversidade cultural, planeje as atividades com músicas clássicas, folclóricas, regionais, cantigas de roda, parlendas, jazz, blues, etc;
  • Na hora da despedida: faça brincadeiras de roda e utilize cordas, bambolês e músicas conhecidas.

Orientações:

  • A música está presente na natureza. Chame a atenção das crianças para o canto dos pássaros e das cigarras, para o barulho da chuva e do vento;
  • Utilize recursos como fantoches, apitos, chocalhos, caixas e tapetes sonoros;
  • Provoque a participação das crianças, oportunizando a apropriação de ritmos e melodias, desenvolvendo desta forma o movimento do corpo;
  • A participação do professor nas ações educativas, cantando e dançando, amplia a expressão corporal, gestual e sonora;
  • O professor precisa conhecer o repertório musical disponível na creche;

Fonte: Revista Guia prática para professoras de educação infantil – autora: Mirian de souza Lobo de Oliveira e Ivanira Aparecida Balduíno Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...