quarta-feira, 28 de março de 2012

DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS

Faz parte da vida dos professores preparar e conduzir as reuniões com os pais das crianças.

 

A reunião não é um embate, é um momento de encontro com os pais e a possibilidade de conversar sobre o andamento da turma.

Caso seja necessário falar sobre um aluno em especial você tem suas opções:

a) deixar para o final os atendimentos particulares;

b) agendar uma data e horário específicos;

Não use a reunião para comentar assuntos particulares na frente de todos.

Deixe isso claro antes de começar.

- Cause boa impressão na apresentação: a escola é nosso ambiente de trabalho, exige uma roupa condizente com nossa função. Use uma roupa discreta, sem decotes, transparências ou detalhes que atrapalhem sua movimentação. Não exagere na maquiagem. Se a escola tem um uniforme para os professores, fica mais fácil pois você não terá que escolher o que vestir.

- Deixe a pauta da reunião em lugar visível: um cartaz ou escrito no quadro-de-giz.

- Deixe na sua mesa a documentação da reunião: lista de presença, documentos a serem entregues, textos copiados a serem entregues, pauta da reunião. Não se esqueça das canetas para os pais assinarem.

- Prepare uma lembrança da reunião: pode ser um texto, uma letra de música, uma lembracinha feita pelas crianças (ímã de geladeira, mini-calendário, dobradura, etc). 

- Supere resistências iniciais: use uma dinâmica de apresentação. Se o tempo é curto, leia um texto agradável (providencie cópias para todos os pais, para que possam acompanhar a leitura). Você poderá usar uma música com letra significativa. Se tiver possibilidade, poderá trazer um texto em Power Point.
- Criar um clima favorável: a primeira reunião é a mais difícil, pois não conhecemos os pais. Tente manter a calma, o sorriso e tenha uma pauta de reunião. Eu gosto de deixar numa mesa: café, água gelada, biscoitos (ou bolo), guardanapos e copos descartáveis. Os pais percebem que você se preocupa com eles, isso cria um clima agradável e mais descontraído.
- Cortesia, atenção, simpatia: sempre presentes a qualquer momento.- Demonstrar sólidos conhecimentos sobre o assunto a ser tratado: uma reunião deve ser preparada com antecedência. Saiba sobre o que vai falar. Os recados da direção devem ser discutidos antes da reunião, se possível devem estar escritos para evitar "interpretações".- Estabelecer diálogo: os pais devem perceber quando poderão falar. É importante não tratar assuntos particulares na frente de todos. Deixe isso claro ANTES de começar a reunião. Caso alguém insista, peça para deixar para o final.- Ser assertivo, sem entrar em clima de agressividade.- Ouvir objeções até o final: mantenha a calma, saiba lidar com situações inesperadas. É a parte delicada da reunião. Caso aconteça, ouça com empatia e responda da melhor maneira possível (dica: se coloque no lugar de quem fala).- Iniciar pelos aspectos positivos do grupo: todos os grupos têm pontos positivos, procure ressaltá-los.- Evitar comparações de alunos e classes: isso é muito desagradável (por mais verdadeiro que seja...).- Não expor o aluno: casos particulares devem ser tratados em atendimentos individuais.
- Deixar claro, sempre que necessário, que a reunião de pais tem como
objetivo tratar de assuntos referentes ao grupo.

- Como os pais podem auxiliar ou orientar nas tarefas de casa: muitos pais não sabem como ajudar, precisam de nossa orientação.- Envolver os pais no processo de aprendizagem do filho: informar como os filhos estão aprendendo e para quê.- Lembre-se: os pais não esperam explanações teóricas acerca de algum tema. Procure ser objetivo e prático em sua fala.- Não imponha seus pensamentos religiosos, pois a educação brasileira é laica. Cada um de nós tem liberdade de credo garantido pela Constituição, e deve ser respeitado seja qual for a religião seguida ou não.

♥ Dicas úteis ♥


- Evite gírias: Tá legal, oi cara, tudo em cima?

- Expressões repetitivas: Né; ta; viu? Certo?

- Tratamento íntimo: Meu amor, querido(a), benzinho, flor.

- Expressões dúbias: Eu acho, eu penso que pode ser, talvez, quem sabe?

- Condicionais: Seria, poderia, faria, gostaria.

- Palavras negativas: Impossível, não; sem explicar o porquê.

- "Eu não penso assim, foi a direção que decidiu."

- Falar o nome do aluno ou dos pais errado.

- "Aqui é assim mesmo, o senhor tem razão!"

 

1.       Dinâmica para os pais:

Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados

Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.
Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.

Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.

Se você não puder dar balas, substitua por um pedaço de barbante e peça para que os pais dêem um nó apenas com uma mão e faça a mesma reflexão que a da bala.


- Lembre-se! A primeira impressão é a que fica e a última também.

Autora: Ivanise Meyer


 

7 comentários:

  1. Amrei as dicas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DESSA DICA É PRÁTICA E FÁCIL DE FAZER.

    ResponderExcluir
  3. A DICA FOI EXCELENTE, ME AJUDOU BASTANTE! OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  4. A DICA FOI EXCELENTE, ME AJUDOU MUITO! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. Adorei, vou usar alguns tópicos em minha reunião de pais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. adorei, vou fazer em minha primeira reunião com os pais. obrigada pela dica..

    ResponderExcluir
  7. DICAS NECESSÁRIAS E IMPORTANTES!!

    ResponderExcluir

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...