Sejam bem vindos!

Um dos requisitos necessários ao professor da atualidade é manter-se atualizado em sua área, inovar sempre e demonstrar criatividade e disposição para modificar e melhorar a sua prática pedagógica.

Portanto, este blog foi criado para auxiliar nesta tarefa, contribuindo para a troca de experiências, com novas ideias, sugestões, textos teóricos, mensagens reflexivas, vídeos e muito mais.

Espero que todos apreciem, dê a sua sugestão do que gostaria de ver postado aqui e deixe o seu recado, ficarei muito satisfeita em atender as solicitações sempre que possível.

Bom passeio a todos!



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pais e mães leiam com atenção...


      Imponham limites saudáveis e possíveis de respeitar. Ausência, incoerência ou inconstância de limites provoca ansiedade, falta de controle e insegurança, levando à diminuição da auto-estima das crianças.
      Prometam somente aquilo que pode ser cumprido.
      Peçam aos filhos que contem o que fizeram em casa, o que aprenderam na escola, o que viram no passeio e saibam ouvir. Assim, estarão ensinando a ouvir, além de participar da vida deles, mesmo que estejam ausentes fisicamente.
      As crianças escutam também com os olhos; portanto, quando quiserem realmente ser ouvidos, falem olhando dentro dos olhinhos delas.
      Utilizem os cinco passos para um atendimento total que leve à educação integral:
  1. Parem o que estiverem fazendo e limpem a cabeça de pensamentos preconcebidos, como se fossem atender o filho pela primeira vez;
  2. Ouçam até o fim a fala do filho;
  3. Olhem: o olhar é instintivo e capta tudo instantaneamente;
  4. Pensem na melhor resposta para atender às necessidades e alimentar a independência e auto-estima;
  5. Ajam conforme a linha educativa que pretendem adotar;
      Cuidados adequados à idade, respeito e afeto ao lidar com a criança, reconhecer e festejar as realizações e conquistas, reforçá-las alegremente e estimular, sem pressionar, a mais uma descoberta alimentam a sua auto-estima.

      Retirado do livro: Quem ama, educa! de Içami Tiba da Editora Gente ano 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário