terça-feira, 8 de novembro de 2011

Proposta de atividade de articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental.

              Objetivos:

v     Propor momentos de socialização e brincadeiras entre as crianças de cinco anos da educação infantil e as do primeiro e segundo ano do ensino fundamental;
v     Contribuir para a familiarização das crianças de cinco anos ao ambiente de algumas escolas de ensino fundamental da região;
v     Favorecer o conhecimento dos professores do ensino fundamental a respeito da aprendizagem e desenvolvimento das crianças da educação infantil.

Procedimentos:
  • Conhecendo as escolas do ensino fundamental da região:
- Primeiramente, a coordenação da instituição de educação infantil entrará em contato com algumas escolas da região para agendar visitas das crianças da educação infantil nestes estabelecimentos.
- Antes dos passeios iremos confeccionar com as crianças de cinco anos, brinquedos construídos com material reciclável para presentear as crianças do primeiro e segundo ano do ensino fundamental.
- Então, realizaremos a visita a uma escola da região, sendo que a cada quinze dias ou a cada mês será visitada uma escola da região.
- Na ocasião do passeio, a professora, junto com as crianças de 5 anos, irão caminhando até a escola e neste espaço conhecerão os seus diferentes ambientes, o pátio, as salas de aula, a secretaria, o refeitório e outros.
- Depois deste primeiro momento, as crianças do CEI irão fazer uma socialização com as crianças do primeiro e segundo ano, realizando uma roda de conversa em que as crianças da educação infantil possam fazer perguntas às crianças do ensino fundamental sobre a escola. Depois, serão entregues a elas os brinquedos confeccionados pelas crianças da educação infantil e serão realizadas algumas brincadeiras coletivas como de roda ou outras.
- Para finalizar as crianças do CEI convidam as crianças do ensino fundamental a visitarem a instituição de educação infantil para brincarem neste espaço e conhecer a instituição.

  • Troca de correspondências:
- Pode ser realizada depois da primeira socialização com todas as crianças, sendo que a turma de educação infantil irá escrever uma carta para as crianças do primeiro e segundo ano receberem e estas responderem as crianças da educação infantil, trocando correspondências ao longo do ano letivo.

  • Continuidade do processo avaliativo da educação infantil:
- Outra proposta é a continuidade do processo avaliativo da educação infantil para o ensino fundamental, visto que a cada semestre, na educação infantil é feito um registro avaliativo de cada criança, que é entregue uma cópia para os pais e a outra é arquivada na ficha de anamnese da criança, sendo que na conclusão da educação infantil, estes documentos são todos entregues para os pais. A sugestão é que as escolas do ensino fundamental que acolhem estas crianças recebam estes documentos para que os professores do ensino fundamental tenham a descrição da aprendizagem e desenvolvimento das crianças durante todo o período da educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...