domingo, 5 de junho de 2011

Por que as crianças brincam?

Por que brincar?

Por que amplia:
- Noções matemáticas;
- Capacidade corporal;
- Consciência do outro;
- Percepção do espaço que o cerca;
- Exploração do espaço.

Brincando a criança:
  • Descobre o mundo;
  • Vivencia leis e regras;
  • Experimenta sensações;
  • Defronta com desafios e problemas/ busca soluções;
  • Obtêm informações e respostas;
  • Adquire flexibilidade, vontade de experimentar novos caminhos, ter confiança, raciocinar, descobrir, persistir, perseverar, aprender a perder e convívio social.

As brincadeiras infantis nas aulas de matemática...

Algumas justificativas:
  • Localização no tempo de espaço;
  • Abre canal para explorar ideias referentes a números de modo bastante diferente do convencional;
  • Oportunidade de reconhecer distâncias, noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas envolvendo estas grandezas.
  • Realiza contagens, comparação de quantidades, identifica algarismos, adiciona ou subtrai pontos, percebe intervalos numéricos, etc.

Toda brincadeira:
  • Tem que ser interessante e desafiadora;
  • Que todos possam participar ativamente;
  • Deve ter um objetivo a ser alcançado;
  • Permitir que as crianças usem estratégias, usem planos;
  • Possibilitar algum tipo de conversa e registro através de desenhos, textos, dicas de como brincar, etc.

Tipos de brincadeiras para Educação Infantil:
  • Brincadeiras de roda;
  • Brincadeiras com bola;
  • Amarelinha;
  • Brincadeiras de perseguição;
  • Brincadeiras com corda;
  • Bola de gude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...