Por que brincar?
Por que amplia:
- Noções matemáticas;
- Capacidade corporal;
- Consciência do outro;
- Percepção do espaço que o cerca;
- Exploração do espaço.
Brincando a criança:
- Descobre o mundo;
- Vivencia leis e regras;
- Experimenta sensações;
- Defronta com desafios e problemas/ busca soluções;
- Obtêm informações e respostas;
- Adquire flexibilidade, vontade de experimentar novos caminhos, ter confiança, raciocinar, descobrir, persistir, perseverar, aprender a perder e convívio social.
As brincadeiras infantis nas aulas de matemática...
Algumas justificativas:
- Localização no tempo de espaço;
- Abre canal para explorar ideias referentes a números de modo bastante diferente do convencional;
- Oportunidade de reconhecer distâncias, noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas envolvendo estas grandezas.
- Realiza contagens, comparação de quantidades, identifica algarismos, adiciona ou subtrai pontos, percebe intervalos numéricos, etc.
Toda brincadeira:
- Tem que ser interessante e desafiadora;
- Que todos possam participar ativamente;
- Deve ter um objetivo a ser alcançado;
- Permitir que as crianças usem estratégias, usem planos;
- Possibilitar algum tipo de conversa e registro através de desenhos, textos, dicas de como brincar, etc.
Tipos de brincadeiras para Educação Infantil:
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras com bola;
- Amarelinha;
- Brincadeiras de perseguição;
- Brincadeiras com corda;
- Bola de gude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário