Sejam bem vindos!

Um dos requisitos necessários ao professor da atualidade é manter-se atualizado em sua área, inovar sempre e demonstrar criatividade e disposição para modificar e melhorar a sua prática pedagógica.

Portanto, este blog foi criado para auxiliar nesta tarefa, contribuindo para a troca de experiências, com novas ideias, sugestões, textos teóricos, mensagens reflexivas, vídeos e muito mais.

Espero que todos apreciem, dê a sua sugestão do que gostaria de ver postado aqui e deixe o seu recado, ficarei muito satisfeita em atender as solicitações sempre que possível.

Bom passeio a todos!



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Benefícios da música


Benefícios psicológicos: A música é uma forma de comunicação, de afeto entre os seres humanos. Basta observar como os bebês aparentam compreender as mensagens emocionais contidas nas melodias entoadas pelos seus pais.

Benefícios fisiológicos: A música aparenta ter um efeito calmante no ser humano. Basta observar tantas culturas usarem, ainda que de maneira intuitiva, canções de ninar por tantas gerações.

Benefícios Culturais: As experiências musicais traduzem elementos da nossa cultura, daquilo que fomos, somos e seremos. A exposição a músicas de outras culturas também podem servir para ampliar o universo sonoro.

Benefícios auditivo-educacionais: As experiências musicais educam o ouvido e enriquecem a percepção dos sons, podendo dar uma base musical aos futuros ouvintes, executantes e/ou criadores musicais.

Benefícios estético-musicais: A música tem valor em si, já que possui códigos estéticos, auditivos e psicológicos próprios. Aprender a apreciar a boa música, seja ela, de qual gênero for, é também desenvolver um senso estético-musical.

Fonte: ILARI, B. S. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: Em busca da mente musical: ensaios sobre processos em música: da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006. p. 271-302.

Nenhum comentário:

Postar um comentário