terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vídeo: Avaliação na Educação Infantil

   Este vídeo é ótimo para ser utilizado em reuniões com os professores, pois esclarece vários aspectos sobre a avaliação na educação infantil.


Avaliação na Educação Infantil

   Avaliar faz parte do ato educativo. Avalia-se para diagnosticar avanços e dificuldades, para intervir, agir, problematizar, interferir e redefinir os caminhos a serem percorridos. 
   A avaliação deve ser vista como um processo emancipatório, que dê espaço a criatividade, autonomia e criticidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96 aponta em seu artigo 31 que: “Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”. 
   Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 29) destaca que os Centros de Educação Infantil:

"Devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: 
• A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; 
• Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.); 
• A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental); 
• Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; 
• A não retenção das crianças na Educação Infantil".

   Na Educação Infantil a avaliação deve ser processual e incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades. 
   Conhecer as preferências das crianças, a forma delas participarem nas atividades, seus parceiros prediletos para a realização de diferentes tipos de tarefas, suas narrativas, e outros pontos pode ajudar o professor a reorganizar as atividades de modo mais adequado ao alcance dos propósitos infantis e das aprendizagens coletivamente trabalhadas. Ele poderá então fortalecer ou modificar a situação, de modo a efetivar o projeto político pedagógico da instituição. 
   Desse modo faz-se necessário que os professores criem diferentes estratégias para acompanhar as realizações das crianças em meio ao contexto de experiências que lhe é oferecido diariamente. A partir dos dados contidos nos registros diários, o professor elabora os registros avaliativos. 
   O registro avaliativo tem a finalidade de informar os avanços das crianças em suas aprendizagens, a maneira como se envolveram com as experiências desenvolvidas, como enfrentaram os desafios propostos e a qualidade das relações que estabeleceram com o grupo. 
   O registro avaliativo pode ser composto por três partes, conforme destacado abaixo: 
    Perfil da turma: Neste item será feito o perfil da turma, constando quantas crianças frequentam este grupo, quantos são meninos e meninas, como foi o período de acolhimento caso seja a avaliação do primeiro semestre, quais os momentos e atividades mais significativos para o grupo, como as crianças brincam, como brincam, como se socializam, o que gostam de fazer, etc.
    Destacar quais foram às propostas pedagógicas e projetos apresentados no semestre. Pode-se inserir algumas fotos das atividades mais significativas realizadas no grupo; 
    Aprendizagem e desenvolvimento da criança: Descrever as aprendizagens conquistadas pela criança, relacionando-as com os dois tópicos anteriores. Pode-se colocar fotos das atividades realizadas individualmente, que demonstrem as aprendizagens adquiridas. 
   É importante frisar que o professor ao avaliar, não deve fazer comparações de uma criança com outra, mas sim da criança com ela mesma, o quanto ela evoluiu e onde ela precisa de ajuda, observá-la individualmente e dentro da equipe, a sua participação e iniciativa, interação e respeito, avanços e reciprocidades. 

   - Pontos a serem observados na elaboração dos registros avaliativos: 
    Ter o máximo de cuidado com os erros ortográficos e de concordância; 
    Evitar termos muito técnicos; 
    Focar nas experiências das crianças e não em textos teóricos; 
    A informação aos pais é da professora, podendo conter as falas das crianças.

Aprender a aprender


  O vídeo: "Aprender a Aprender" trata sobre algumas características necessárias ao bom professor, como o amor pela profissão, a capacidade de ensinar as crianças a serem autônomas e o incentivo para que elas façam suas tentativas para gradativamente superar as suas dificuldades. 
   Este vídeo é ótimo para uma reflexão com os professores na reunião pedagógica.


Vídeo: Trabalho em equipe

Este vídeo faz uma reflexão sobre a importância de um trabalho em equipe para alcançarmos os melhores resultados, ótima sugestão para a reunião de professores.


Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...