quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Roteiro para observação e avaliação na educação infantil

Este roteiro auxilia o professor a voltar o seu olhar para as conquistas e aprendizagens das crianças, porém é importante não limitar o registro avaliativo de cada criança com apenas estas informações. Este roteiro serve para qualquer faixa etária, pois o desenvolvimento acontece de forma parecida no ser humano. Basta observar em que nível as crianças se encontram. Lembrem-se, não há receita, cada criança se desenvolve no seu ritmo, portanto, crianças de uma mesma sala podem ter a mesma idade, mas estarem em níveis diferentes, nos diferentes aspectos.
 
 
1. Aspectos físicos: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.
- Como chega ao CEI?
- Como se adapta ao ambiente?
- Como brinca?
- Como está se movendo?
- O caminhar é ágil e harmonioso?
- Corridas e saltos são equilibrados ou ocorrem quedas?
- Como recorta?
- Como usa a cola?
- Como pinta?

 
2. Aspectos sociais: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.
- Interage com os amigos?
- Empresta brinquedos?
- Respeita regras e combinados?
- Expõe novidades e acontecimentos do seu cotidiano?
- Participa manifestando opiniões pessoais?
- Prefere jogos cooperativos ou competitivos?
- Convive com pessoas do seu meio?
- Tem habilidade em comunicar-se?
- É capaz de controlar sua impulsividade?
- Respeita a vez do outro?
- Participa de atividades em grupos?
- Coopera nas atividades com ideias e sugestões?
- É capaz de liderar positivamente um grupo?
- É capaz de falar com naturalidade perante o grupo?
- Percebe e reage ao emitir uma resposta inadequada?
 
 
3. Aspectos emocionais: experienciar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.
- Como chega ao CEI?
- Como se relaciona com colegas, professores e funcionários?
- Sente-se seguro no ambiente escolar?
- Como reage quando contrariado?
- Acalma-se facilmente ou precisa de um tempo?
- Identidade: Reconhece os colegas?
- Identifica pelo nome sua imagem no espelho?
- Gosta dos colegas e os identifica?
- Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
- É crítica e criativa?
- Curiosa e inventiva?
- É participativa e cooperativa?
 
 
4. Aspectos cognitivos: linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na resolução de problemas e conflitos.
- Tem interesse pela descoberta das letras e escrita de palavras?
- Comunica-se com clareza e objetividade?
- Apresenta sequência lógica dos fatos?
- Consegue observar semelhanças e diferenças entre os objetos?
- Classifica, ordena e quantifica com base em atributos de cor, forma, tamanho e espessura?
- É capaz de reproduzir uma experiência vivida?
- Tem iniciativa para resolver problemas encontrados ou apresentados?
- Domina conceitos básicos de espaço em relação à posição, direção?
- Elabora pequenas histórias, com estrutura e sentido lógico, de uma gravura apresentada?
- Movimenta o corpo com autocontrole?
- Forma frase com estrutura e sentido?
 
 
5. Em relação à musicalização:
- Marca o ritmo com o próprio corpo?
- Descobre sons existentes no ambiente próximo?
- No ambiente distante?
- Canta canções diversas?
- Cria e pratica atividades originais relacionadas aos movimentos corporais?
- Cria sons originais?
- Cria e pratica dramatizações originais?
- Manuseia e toca instrumentos de bandinha?
- É capaz de imitar batidas rítmicas?
- Distingue sons fortes e fracos? Rápidos e lentos? Únicos e coletivos?
- Executa movimentos que exigem atenção e memória (coreografia)?
- Usa expressão facial nas cantigas e dramatizações?
 
 
6. Organização temporal:
- Reconhece noite e dia?
- Conta até 10 ou mais?
- Compreende o começo e o fim de um jogo?
- É capaz de montar uma história em sequência?
- Conta fatos ocorridos de dia e a noite?

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...